quarta-feira, 21 de março de 2007

Diferenças e semelhanças entre o Master System e o MSX....

... na parte sonora, claro!

O SMS usa o chip SN76489, da Texas e o MSX usa o AY-3-8910 (ou o "clone oficial" dele, o YM2149 da Yamaha).

Ambos são PSG's (Gerador de Som Programável) e têm três canais de onda quadrada e um de ruído branco, conhecido pelo termo em inglês (noise).
O PSG do Master é "mais simples" por um lado e mais poderoso do outro. A frequência de cada canal no SN tem precisão de apenas 10 bits, enquanto que no AY essa precisão sobe para 12 bits. Ou seja, enquanto que a frequência vai de 32 a 32768 Hz (considerando um clock base de 1 MHz) no SN a faixa é ampliada no AY: de 16 a 65536 Hz (também com um clock base de 1 MHz)

Assim para converter uma música do Master para o MSX é fácil, basta multiplicar por 2 o valor usado no SN certo? Bom, quase...

Tem ainda o "noise". No Master ele é meio "independente", e pode ser atrelado apenas ao canal 3. Já no MSX ele precisa estar atrelado (foi o q eu entendi) a um dos três canais. Preciso fazer experiências para entender isso...

Por que estou comentando isso? Porque estou ouvindo muitas músicas de Master e GG e quero convertê-las para MSX.

[OFF] F.E.A.R e o F.D.P. do D.R.M.

Deixe-me ver se entendi direito: eu compro um jogo original, lacrado, bonitinho, que vem em absurdos 5 CD's (ou seja nunca ouviram falar de DVD), vou instalar em meu PC (um Athlon 64 X2 4200+ com Windows XP 64 Bits) e, por causa de um sistema meia-boca chamado securom eu tenho que atualizar o firmware do meu gravador de DVD????

Ainda bem que o jogo é muito bom senão eu teria devolvido o jogo e pego o meu dinheiro de volta. Por essas e outras é que o DRM está no corredor da morte. Distribuição online está cada vez mais forte. Eu comprei o meu BlitzMax assim. E, dentro de alguns meses, vou vender os meus "produtos" (jogos e aplicativos) dessa forma.
O mais absurdo: o jogo é da Vivendi Universal, dona da Sierra, dona da Valve.... que tem o Steam, um sistema 100% eletrônico de distribuição e controle de cópias de jogos. É possível cracker esse sistema mas é bem melhor que fazer o cliente se matar só para instalar um jogo.

E para jogar a pá de cal duas coisas:
  1. Ele te obriga a instalar o DirectX 9c (August). Quero ver como fica isso no Windows Vista que é DirectX 10
  2. Ele tenta empurrar o Gamespy Arcade. É um troço meio besta, principalmente para quem vive em Terra Brasilis....

domingo, 18 de março de 2007

Quase terminando o site....

Até aumentei a quantidade de espaço no bd para poder criar o site...
vamos ver se hoje sai....

domingo, 11 de março de 2007

[OFF] Vocês sabiam?

  • Que alguns jogos do Famicom (japonês) tem mais recursos (principalmente sonoros) que os seus equivalentes no NES (EUA e Europa)? Um desses exemplos é o Castlevania 3, que no Japão se chama Akumajo Densetsu (ou A Lenda do Castelo do Demônio). Enquanto a versão nipônica tinha um chip de som no cartucho que incluia mais canais e deixava as músicas muito mais ricas, a versão do NES não teve nada disso e teve que ser refeita, de modo que as músicas ficassem mais simples. Isso ocorreu porque o Famicom, na entrada do cartucho, tinha dois pinos que funcionavam como SOUND IN, ou seja, vc. jogava o sinal analógico do som e ele era mixado analogicamente com o som do Famicom. Isso foi limado do NES. Esperta a Nintendo, né?
  • Que o Mark III teve um problema parecido, ou pior. Quando ele foi lançado fora do Japão como Sega Master System, eles tiraram o chip YM2413 (o mesmo do FM do MSX) para "reduzir custos". Burrice total, já que o som do Master, mesmo sendo bom, ficava destruidor com o YM2413. Esperta a Sega, né?
  • Que existem vários grupos que tocam músicas "modernas" usando os chips de som dos consoles / computadores antigos? Procure por "8-Bit Operators - An 8 Bit Tribute to Kraftwerk" e vocês verão o que estou falando
  • Que Vince Clark, entre outros artistas, fazia algumas experiências sonoras com um BBC Micro, que usava como chip de som o nosso já conhecido SN76489 (o PSG do Master) ?

Vou parar por aqui. Fontes: Wikipédia, Listas como a MSXBR-L e a msx-rb, Google, Internet de um modo geral...