quarta-feira, 11 de abril de 2007

Brincando com o MSXPad

Lembram que eu disse que iria fazer o player 100% em Assembly?

Tinha tomado essa decisão porque o MSXPad (IDE para desenvolvimento no MSX usando Pascal feita pelo SLotman) não funciona em ambientes 64 bits (XP 64 bits, mais precisamente). Um dos problemas era o DSKTOOL que não funcionava nessa plataforma. Achei o fonte dele (foi feito pelo RicBit) e consegui adaptá-lo para rodar em 32 bits. Mas não pude fazer isso com o Turbo Pascal (compilador usado pelo MSXPad).

Resultado: desisti do MSXPad.

Um belo dia, deu a louca, comprei (é, comprei, com licença oficial e tudo) o Vista Home Premium. A Microsoft do Brasil ainda não sabe o que é plataforma 64 bits, só tem Vista 32 bits por aqui. Assim o meu ambiente de desenvolvimento voltou a ser 32 bits e o MSXPad rodou numa boa... ou quase...

Na verdade o Vista tem uma frescura funcionalidade de segurança que, mesmo usando um usuário administrador, você precisa forçar a execução de aplicações no modo administrador. E é exatamente que você precisa fazer para que o MSXPad rode numa boa, sem problemas.

Por isso (e porque a escola está me matando) é que o player está indo beeeeem devagar...
Mas está indo...

Bem como a novidade do próximo post...

domingo, 1 de abril de 2007

Porque estou dez dias fora... e um meio desabafo / opinião

Pois é. Viver a vida corrida que a gente vive é complicado. Estudar, trampar, curtir um casamento lindo com a minha esposa são tarefas quase de tempo integral. O tempo "livre" fica para os hobbys. E eu tenho vários: Consoles antigos (principalmente os da SEGA e também os da Nintendo), Computadores antigos (MSX, dã... e o CP 400 claro!), Jogos antigos e desenvolvimento de jogos.

Tudo isso dá trabalho, requer um tempo de estudo, dedicação, prazer para fazer. Quando você perde essas coisas a sua "outra" vida te chama para chegar mais perto.

Para mim é cada vez mais difícil seguir esse hobby meio doido de desenvolver programas para uma plataforma que não existe mais, que só os "das antigas" já ouviram falar. Pro mundo de hoje mais "moderno", do Orkut, do Youtube, não somos nem dinossauros, porque dá para vê-los nos museus. É como se fossemos de outro planeta.

E somos mesmo. Somos fudebas, oras....


Estou dizendo isso tudo porque nas comunidades de micros antigos (especialmente MSX) há todo tipo de pessoa: os que trabalham como mineirinhos, ou seja, quietos; os que dão algum apoio moral; os que dão algum apoio,mas na hora H fogem da raia; os que, sem qualquer motivo, jogam cães, pedras e tudo que você possa (ou não) imaginar nos que trabalham. E, infelizmente, esse último grupo (os que gostam de jogar pedras) acabam fazendo tanta força que os que trabalham por esse hobby cansam. Até mesmo eu, que tento trabalhar, que estudo (já cheguei a levar "O Livro Vermelho do MSX" e o "Programação Assembly" para o serviço para ler quando posso, fora as fugidas na Internet...) feito doido, fico pasmo e cansado disso tudo.

Digo isso também porque dois grandes amigos meus (um deles conheci pessoalmente na MSXRIO) estão passando por momentos complicados por conta dessa "comunidade". Eu não sei o que posso dizer para eles. Pra falar a verdade o que eles menos precisam é de alguma palavra. Eles tem problemas pessoais e profissionais por conta desse nosso hobby. Fazem coisas que, num país sério, num mundo mais humano, seriam vistos como exemplos e como verdadeiros heróis. Ou, na melhor das hipóteses, seriam pelo menos respeitados.

Mas enfim, estou muito longe desses caras e tantos outros que fazem trabalhos formidáveis para esse nosso "micrinho". Todos, sem exceção, dos mais antigos (como o Carchano, o Adriano, RicBit, SLotman, DJC Fudeba, Tabajara, Dal Poz, Ricardo Pinheiro, Sucochip, Uriel, Venom, Kim Ginseng, Ravazzi, entre outros) e dos mais novos (como o Jannone) fazem desse "micrinho" uma máquina muito mais "parruda" e poderosa que qualquer PC dual core que vemos hoje. Porque eles inserem um elemento fundamento dentro disso tudo: o espírito criativo e o poder de superação.

É por essas pessoas e pelo prazer incrível de ver dumps de arquivos de som do MSX que fico noites sem dormir direito, me alimentando mal (para me alimentar bem depois comendo Nutella, hehehe), etc. Sei lá, pode ser algum tipo de disturbio psicológico, mas não consigo parar de me encantar com o que a verdadeira comunidade faz e também com o que tento fazer...

É isso... vou tentar sair do limbo mais vezes...