terça-feira, 26 de agosto de 2008

Experiência maluca com Shell Script

De volta a este blog, só para descontrair um pouco. Não tenho novidades de MSX. Mas vou ter em breve.

Acabei montando uma maquinhina para servir como ... servidor aqui em casa. É um Pentium Dual-Core, com 1 GB de RAM e um HDzinho de... 750 GB!

Coloquei alguns baratos de segurança, instalei alguns serviços (não vou dizer quais, por questões de... segurança). Tudo isso rodando com OpenSUSE.

Porém estou usando um gabinete meia boca, mas tão meia boca que não tem aquela abertura lateral para que o ar quente do processador possa sair. Felizmente há um fan extra no gabinete (são dois, contando o da fonte), o que faz com que a máquina não esquente muito...

Pensei comigo: "Bem que poderia fazer algum esqueminha para medir a temperatura da máquina online". Levantei o apache na porta segura (gerei uma chave para usar com o SSL), instalei o lm_sensors (um módulo e umas libs que conseguem ler os sensores presentes em alguns modelos de placa-mãe) e fiz uma aplicação web... usando Shell Script.

Uma das coisas que me estimulou para isso foi o Aurélio Vargas. Ele é um rapaz que manja muito de Shell Scripts e expressões regulares. Como ele consegue fazer tudo praticamente só com shell scripts, resolvi entrar nessa.

O resultado está aqui. (Os browsers vão reclamar que esse site pode não ser confiável. Não esquenta, é só criar uma exceção e deixar rolar).

Como sou bom menino, vou colocar o código-fonte do bichinho, bem como algumas instruções no meu site oficial. E a licença do código vai ser GPL, claro!

Agora vou voltar ao mestrado. Tanta coisa para ler, escrever...

Nenhum comentário: