quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Virei Caixista

Pois é. Minha vida de usuário de console last-gen durou seis longos anos. Agora sou um feliz proprietário de um XBox 360, kit nacional. Fiz a assinatura na Live (valeu Portal XBox!), e tenho o Gamertag RobdaMo (afinal é um usuário para mim e para a Mônica).

Não vou fazer um super review, mas acho interessante comentar alguns pontos:

1) O console é o que usa a placa-mãe Falcon. Ou seja, a chance de dar alguma zica (como as três luzes vermelhas da morte) é bem pequena em relação à placa Zephyr, que equipa os 360's antigos;

2) Comprei o kit nacional com HD de 60 Gigas na Fnac. Comprei lá por causa dos pontos que eu posso usar para trocar por produtos, só isso. O preço do console (quase 1900 mangos) é o mesmo em toda parte... (exceto na Saraiva e em algumas lojas "espertas");

3) O bicho é bem silencioso, mesmo tendo dois super cooling fans na parte traseira.

4) Só dá para conectar para fazer trocas de conteúdo multimídia (como vídeos e música) em um Pc com Ruindows. Se eu destravasse, aí seria outra história (daqui há alguns anos, quem sabe?);

5) Os jogos que eu joguei realmente são um salto qualitativo em relação à geração "passada". Principalmente Gears of War. Vamos ver se no dia das crianças eu ganho compro mais uns joguinhos, hehehe.

6) Falando nisso, comprei um jogão na Live Arcade: Castlevania SOTN. Ficou bom, mas tem uma coisinha: como o jogo foi feito para Play1 (e Saturno) ele usa uma relação de aspecto de 4/3, enquanto que o console ligado via HDMI (chique, né?) usa uma relação de 16/9. Resultado: "tarjas" nas laterais. Pelo menos as tarjas são efeitadas com desenhos do Alucard e do Dracula;

Talvez o Ricardo (e outras pessoas) poderão perguntar: por que dar dinheiro ao Tio Bill? Por que não comprar:

A) Um Wii?
A.1) Ele, nas vias oficiais, está caro (entre 1700 e 2000 reais). Caro por caro, prefiro o conteúdo da "caixa";

A.2) Salvo alguns jogos do Wii (como Mario Galaxy, Smash Bros, Zack e Wiki, Resident Evil, Zelda), a maioria dos jogos não me agrada muito. Acho fofinhos, mas não consigo pensar em jogá-los por muuuito tempo não. Por outro lado, tenho jogos de Dreamcast e Gamecube que jogo até hoje. Os do 360 talvez fiquem no meio termo;

A.3) A rede online do Wii fede. Ainda não joguei nenhum jogo do 360 online, mas pelo conteúdo disponível e o esquema de Gamertags, o serviço da Live está anos-luz à frente do esquema de Friend Codes da rede do Wii. Talvez o único ponto que salve é que alguns jogos do Virtual Console estão melhores que as suas versões na Live Arcade (Sonic, por exemplo);

A.4) Penso, no futuro, em desenvolver algo para o 360. Só falta o cadastro e a assinatura no XNA Creators Club. Mesmo que eu não faça isso, o simples fato de usar uma ferramenta de desenvolvimento oficial (Visual C# Express + XNA Game Studio) para fazer jogos no 360 é um avanço considerável. No Wii tem o WiiWare. Porém, por mais que a Big N se esforce, ela não está interessada em entregar ferramentas de desenvolvimento para o usuário comum;

B) Um PS3?
B.1) Se já acho o Wii caro, o PS3 está astronômico. E eu compraria qualquer um deles em loja, pois prefiro pagar em suaves prestações. Dinheiro não cai do céu.

B.2) A rede dele parece ser boa, mas falta... conteúdo (viciei nessa palavra, hehehe);

B.3) Tem alguns jogos legais no PS3 também (Resistance, Ratchet & Crank, Uncharted), especialmente um certo Metal Gear Solid 4. Mas falta aquele algo mais. Eu me imagino com uns 15, 20 jogos de 360 até 2010. Não consigo imaginar o mesmo com o PS3.

Mais tarde posto um pouco mais sobre a Xperiência...

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, só queria "cobrar" (no bom sentido) o seu MSM para Download, pois eu li tudo que você escreveu sobre ele e já fazem anos que esse projeto está para sair, então está mais do que na hora de liberar um Beta, ou caso tenha desistido do projeto, pelo menos o Código Fonte pra alguém que tenha interesse (como eu), continuar desenvolvendo!

Abraço,
Igor Isaias Banlian

RobsonFrança disse...

Oi Igor, tudo bem?

Pois é, preciso tomar vergonha na cara e começar a divulgar algumas coisas que já fiz.

Fico contente porque há pessoas interessadas. Vamos ver se em dezembro eu consigo publicar algo (tenho até um site para isso, depois eu posto por aqui).

Abraços