quarta-feira, 11 de abril de 2007

Brincando com o MSXPad

Lembram que eu disse que iria fazer o player 100% em Assembly?

Tinha tomado essa decisão porque o MSXPad (IDE para desenvolvimento no MSX usando Pascal feita pelo SLotman) não funciona em ambientes 64 bits (XP 64 bits, mais precisamente). Um dos problemas era o DSKTOOL que não funcionava nessa plataforma. Achei o fonte dele (foi feito pelo RicBit) e consegui adaptá-lo para rodar em 32 bits. Mas não pude fazer isso com o Turbo Pascal (compilador usado pelo MSXPad).

Resultado: desisti do MSXPad.

Um belo dia, deu a louca, comprei (é, comprei, com licença oficial e tudo) o Vista Home Premium. A Microsoft do Brasil ainda não sabe o que é plataforma 64 bits, só tem Vista 32 bits por aqui. Assim o meu ambiente de desenvolvimento voltou a ser 32 bits e o MSXPad rodou numa boa... ou quase...

Na verdade o Vista tem uma frescura funcionalidade de segurança que, mesmo usando um usuário administrador, você precisa forçar a execução de aplicações no modo administrador. E é exatamente que você precisa fazer para que o MSXPad rode numa boa, sem problemas.

Por isso (e porque a escola está me matando) é que o player está indo beeeeem devagar...
Mas está indo...

Bem como a novidade do próximo post...

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu usei MSX muitos anos atrás.
Agora, em 2021, decidi brincar um pouco com emuladores de MSX, para relembrar o passado.
Testei o MSXPAD original (que não tem suporte para Windows 10/64bits) e também descobri o MSXPadRevived em https://www.8bitsbasic.es/2016/02/que-usar-para-programar-para-msxmsx2-en.html (que traz esse suporte).

Para os interessados, gostaria de observar que existem 3 bugs no MSXPadRevived:
1) F6 dá erro se já houver um arquivo D.DSK na pasta do projeto (então, temos que excluir manualmente este arquivo para continuar)
2) F5 inicia silenciosamente o emulador, mesmo que o código fonte não tenha sido recompilado, devido ao erro em F6 (então, o que você verá rodando é a versão ANTIGA do programa)
3) Arquivos * .INC incluídos causam erros de sintaxe malucos (inexistentes) devido ao uso do DOSBOX no Windows10.

Existe uma solução simples para o problema 3 acima, basta usar o DosBox-X em vez do DosBox.
Mas não há solução para os problemas 1 e 2 acima no MSXPadRevived.

Então, pesquisei um pouco mais e descobri que o Slotman lançou uma correção para os bugs F5 e F6 (problemas 1 e 2), mas apenas aqui nesta página:
https://www.msx.org/forum/msx-talk/development/loac-sc5-screen-in-pascal

Seguindo suas instruções, instalei o MSXPAD e então o substituí com os arquivos NOVOS CORRIGIDOS e todos os erros foram corrigidos. MSXPAD agora está compilando normalmente no Windows 10/64bits, sem erros !!!

Anônimo disse...

The above link may have been modified. Here we can find instructions and link for the adjusted version of MSXPAD by Slotman:
https://www.msx.org/forum/msx-talk/development/turbo-pascal-nostalgia-trip

Direct link for downloading:
http://www.icongames.com.br/temp/MSXPad.zip

Remember, you have to install the old/normal MSXPAD, then overwrite the folder with the content of the new zip file.

Anônimo disse...

Here we have both the old and the new (adjusted for Windows-64) versions of MSXPAD:
http://www.icongames.com.br/msxfiles/util-pt.htm