domingo, 27 de maio de 2007

Sobre Planets e PDA's

Faço parte do Planet MSX, que agora faz parte da minha lista de links aí à direita (por enquanto, pois quero mexer seriamente no layout do site. Sugestões?)

Um dos "fudebas" que está no planet é o Leandro Pereira, e ele comentou sobre o Newton. Vou aproveitar a deixa para falar das minhas experiências com PDA's e assemelhados. Vamos lá, direto para o "Túnel do Tempo"....

1997: Já estava trabalhando há 1 ano e meio. Consegui juntar uma grana e, numa das minhas primeiras visitas ao Shopping Center Norte, compro um Psion Series 5 junto com o jogo Starcraft, que era lançamento na época, distribuido pela Tectoy. Tenho o PDA até hoje, embora a "carenagem" esteja toda zoada. Ele era avançado para a época, suportando cartões Compact Flash, tinha um BASIC embutido e rodava um sistema operacional chamado EPOC, que depois viria a se chamar Symbian OS.

2003/2004: Resolvi que era hora de embarcar no mundo "maravilhoso" dos Palm's, inclusive desenvolvendo aplicativos para ele. Peguei um Palm Zire 21, com impressionantes 8 MB de memória, processador ARM, sem portas para expansão, sem som, somente com dois botões...
Em suma, o Palm mais pelado possível. Nunca imaginei, contudo, que desenvolver para ele fosse tão sacal. Mesmo com o lançamento de uma versão do Eclipse para Palm as coisas ainda não são um mar de rosas.

2005: Queria algo mais, e decidi investir num Palm um pouco mais "parrudo". Comprei o Tungsten E. Fiquei espantado com os recursos dele: tela colorida, tocador de MP3, suporte aos cartões do tipo SD... Coisa fina, mesmo. E nada de desenvolver pro bichinho.

Hoje praticamente não uso nenhum dos meus PDA's. Queria ter tempo para desenvolver para eles. Aliás seria ótimo se fosse fácil desenvolver para eles. Mas não é tão simples. Quem sabe eu volte a ver isso novamente num futuro próximo.

Nenhum comentário: