terça-feira, 8 de janeiro de 2008

O futuro será "baixável"

Estamos no começo do século XXI, e dois formatos de mídia estão brigando palmo-a-palmo pela supremacia do conteúdo digital em alta resolução, o Blu-ray e o HD-DVD.

O Blu-ray foi criado pela Sony, e tem o aval de várias produtoras de filmes, como a Disney, a Fox e, mais recentemente, a Warner e a New Line Cinema. Já o HD-DVD foi desenvolvido pela Toshiba, e tem o apoio da Universal, pois até a Paramount está revendo os seus conceitos.

Sabe qual é o problema dessa disputa? Não existe um "salto quântico" entre o DVD tradicional e os formatos em alta definição. Ou, vendo sob outro prisma, esse salto não é perceptível com as TV's tradicionais, com míseras 500 linhas de resolução vertical e entrelaçadas. Precisamos de TV's com, pelo menos, 720 linhas de resolução (o chamado HDTV ready) ou 1080 linhas (Full HD). Sem isso a diferença pode até existir, mas não será visível.

Lembra quando chegaram os primeiros DVD's? O irmão de um amigo meu tinha trazido dos EUA um DVD player e o filme Spawn, que nem tinha saído nos cinemas daqui. A qualidade do filme pode até ser questionável, mas a imagem e o som estavam anos-luz à frente das fitas, mesmo com uma TV "convencional".

É por isso que nem o Blu-ray e nem o HD-DVD decolaram de verdade. Quando falo em decolar, significa ter propagandas na TV, radio, jornais, etc.

Significa também ter revistas dedicadas ao formato e, o mais importante, ter à venda em lojas como as Casas Bahia. Ou, melhor ainda, virar brinde de algum programa de auditório, como o Tentação do Sílvio Santos.

Mas o que tudo isso tem a ver com título? Simples. Veja esta TV por exemplo:

LG 42LB9RTB

É uma TV de 42 polegadas, LCD, HDTV ready. Até aí nada demais... Exceto que ela possui um disco rígido de 80 GB. Daqui a algum tempo (pouco tempo, creio eu) teremos não apenas o HD, mas também uma conexão à Internet (que será essencial para a Interação da TV digital, diga-se de passagem). Pronto, tudo que é preciso para disponibilizar conteúdo baixável.

Há outras opções, como assistir o Youtube e o Joost diretamente na TV. Tudo é possível.

Acredito que seja esse o motivo pelo qual a Micro$oft não colocou um leitor HD-DVD ou Blu-ray no XBox 360. Um leitor HD-DVD, como sabemos atualmente, seria um tiro no pé. Por isso a Microsoft disponibilizou apenas um drive externo (e, se ela foi esperta, é um drive que lê os dois padrões...). Já um leitor de Blu-ray, embora mais viável em relação ao futuro, iria alimentar o inimigo (a Sony). Entre a cruz e a espada, a empresa do Tio Bill ficou com a XBox Live Marketplace, e com os vários acordos para disponibilizar filmes, desenhos animados e séries para download.

Isso só vai vingar, por outro lado, se as conexões com a Internet melhorarem, tanto em quantidade, como em qualidade e preço, principalmente. Não adianta nada disponibilizar um DVD inteiro de conteúdo se temos que pagar quase 200 pratas para ter uma conexão meia-boca que precisa de uma hora ou mais para baixar esse conteúdo enquanto que, em outros países, o mesmo conteúdo pode ser obtido em minutos. Isso sem contar os monopólios criminosos que temos em algumas regiões do mundo (no Brasil então...)

Nenhum comentário: