quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Sobre a proibição do CS e do Everquest

Um juiz estadual (em Goiás, se não me engano) toma uma decisão: proíbe a venda e a circulação de dois jogos eletrônicos. De repente, todo o país é mobilizado, e a proibição passa a ser nacional.

É engraçado como as coisas funcionam por aqui: decisões locais são acatadas nacionalmente - principalmente as mais absurdas. Nos EUA a coisa é bem diferente: a lei é quase estadual. Por exemplo, há estados com pena de morte, outros não. Há estados que você pode dirigir desde os 16, em outros só com 18.
Os jogos proibidos são o Counter-Strike (também conhecido como CS) e o Everquest. O primeiro é um jogo bem fuleiro, na minha opinião, de tiro em primeira pessoa, que utiliza o engine do Half-Life, chamado de Source. O segundo jogo é um RPG multiplayer com múltiplos jogadores simultâneos (MMORPG), com certo sucesso fora do Brasil, mas bem impopular por aqui.

Counter-Strike é chato. Dá para explicar o funcionamento dele com poucas palavras:
- Compre armas
- Ande
- Ande
- Se esconda
- Ande
- Ande
- Mate algum mané
- Se morrer, espere o round acabar (pode ser uma eternidade)
- Senão, desarme a bomba...

É besta nesse nível mesmo. Battlefield é mais divertido. Unreal Tournament também. Quake também. A lista de jogos mais divertidos é extensa. Mas, por alguma razão cósmica, CS faz muito sucesso por aqui. Também, qualquer máquina fuleira roda o jogo. As Lan Houses fazem a festa com esse jogo. Tem Lan's que só tem esse jogo e, nos bons tempos, faturavam alto.

Everquest pouca gente conhece por aqui. Se tivesse sido o Ragnarok ou o Gunbound aí sim o bicho iria pegar.

Agora vamos a minha opinião: os jogos em si são um pouco bestas (não conheço muito o Everquest, mas enfim). O problema está na proibição em si. Hoje tais jogos são proibidos. Amanhã, são outros. Daqui a pouco só os jogos estilo "Ursinhos Carinhosos" vão ser permitidos.

Para quem não se lembra, os seguintes jogos foram proibidos:
- Duke Nukem 3D (por causa daquele idiota que atirou no cinema do Morumbi Shopping, em uma sessão do Clube da Luta)
- Carmaggedon (é um lixo tão grande que mereceria uma punição maior)
- Postal (é meio tosco)

Porém a Internet é poderosa e, no caso do CS, há um agravante: Steam. Steam é o sistema de distribuição de jogos online da Valve (a empresa do CS). Ele é 100% online. Se você tem um cartão de crédito internacional e não se importar em pagar em dólares, vc. compra qualquer jogo deles, incluindo o próprio CS.

O motivo para a proibição do CS é besta: como o CS é altamente customizável, alguém (ou um grupo de pessoas) criou mod's (modificações) baseadas em coisas do Brasil, como favelas, traficantes, sequestros, etc. Resultado: para o juiz, esse jogo incita a violência e deve ser proibido.

Tá, e o Tropa de Elite, o Cidade de Deus? Tem o mesmo conteúdo, incitam (de forma diferente, admito) a violência, se é que incitam. Por que não são proibidos?

E as novelas? E os noticiários que declaram opiniões como se fossem fatos, distorcem a realidade e operam como o quarto poder?

O engraçado é ver como a mídia televisiva cobre o caso. E isso me faz lembrar da Xuxa. Nos anos 80, ela estava em alta com o programa dela. Vez ou outra, ela atacava, na cara dura, os videogames. Dizia que estragava a TV, estragava a visão, entre outras bobagens.

Hoje, além dos jogos, a Internet é uma vilã. Cada vez mais assisto menos TV, pois a Internet fornece informações e conteúdo em maior quantidade e, em muitos casos, melhor qualidade. Minha TV nova, da LG, funciona muito mais em conjunto com o aparelho de DVD (malditas séries), com os jogos de consoles e como monitor para o micro do que para ver TV.

Na net é mais fresco. Pode não ser tão confiável, mas você consegue perceber (mais ou menos) como as coisas funcionam. E tem variedade. E, sob certas circunstâncias, é relativamente democrática. Com decisões como essa do juiz, é exatamente isso que o mundo real brasileiro está deixando de ser.

Um comentário:

Berto disse...

Boa noite,
Vi em seu relato de 26 de Novembro que você tem um modo de ligar um CP400 color II via video composto em uma teve moderna. Agradeceria se você me enviasse como faze-lo, estou com o meu CP parado e quero muito voltar a usa-lo.
Abraços,
Fabrizio