quarta-feira, 21 de março de 2007

[OFF] F.E.A.R e o F.D.P. do D.R.M.

Deixe-me ver se entendi direito: eu compro um jogo original, lacrado, bonitinho, que vem em absurdos 5 CD's (ou seja nunca ouviram falar de DVD), vou instalar em meu PC (um Athlon 64 X2 4200+ com Windows XP 64 Bits) e, por causa de um sistema meia-boca chamado securom eu tenho que atualizar o firmware do meu gravador de DVD????

Ainda bem que o jogo é muito bom senão eu teria devolvido o jogo e pego o meu dinheiro de volta. Por essas e outras é que o DRM está no corredor da morte. Distribuição online está cada vez mais forte. Eu comprei o meu BlitzMax assim. E, dentro de alguns meses, vou vender os meus "produtos" (jogos e aplicativos) dessa forma.
O mais absurdo: o jogo é da Vivendi Universal, dona da Sierra, dona da Valve.... que tem o Steam, um sistema 100% eletrônico de distribuição e controle de cópias de jogos. É possível cracker esse sistema mas é bem melhor que fazer o cliente se matar só para instalar um jogo.

E para jogar a pá de cal duas coisas:
  1. Ele te obriga a instalar o DirectX 9c (August). Quero ver como fica isso no Windows Vista que é DirectX 10
  2. Ele tenta empurrar o Gamespy Arcade. É um troço meio besta, principalmente para quem vive em Terra Brasilis....

Nenhum comentário: