domingo, 11 de março de 2007

[OFF] Vocês sabiam?

  • Que alguns jogos do Famicom (japonês) tem mais recursos (principalmente sonoros) que os seus equivalentes no NES (EUA e Europa)? Um desses exemplos é o Castlevania 3, que no Japão se chama Akumajo Densetsu (ou A Lenda do Castelo do Demônio). Enquanto a versão nipônica tinha um chip de som no cartucho que incluia mais canais e deixava as músicas muito mais ricas, a versão do NES não teve nada disso e teve que ser refeita, de modo que as músicas ficassem mais simples. Isso ocorreu porque o Famicom, na entrada do cartucho, tinha dois pinos que funcionavam como SOUND IN, ou seja, vc. jogava o sinal analógico do som e ele era mixado analogicamente com o som do Famicom. Isso foi limado do NES. Esperta a Nintendo, né?
  • Que o Mark III teve um problema parecido, ou pior. Quando ele foi lançado fora do Japão como Sega Master System, eles tiraram o chip YM2413 (o mesmo do FM do MSX) para "reduzir custos". Burrice total, já que o som do Master, mesmo sendo bom, ficava destruidor com o YM2413. Esperta a Sega, né?
  • Que existem vários grupos que tocam músicas "modernas" usando os chips de som dos consoles / computadores antigos? Procure por "8-Bit Operators - An 8 Bit Tribute to Kraftwerk" e vocês verão o que estou falando
  • Que Vince Clark, entre outros artistas, fazia algumas experiências sonoras com um BBC Micro, que usava como chip de som o nosso já conhecido SN76489 (o PSG do Master) ?

Vou parar por aqui. Fontes: Wikipédia, Listas como a MSXBR-L e a msx-rb, Google, Internet de um modo geral...

Nenhum comentário: