terça-feira, 17 de julho de 2007

15 dias depois e o PAN

Só um post rápido, porque estou estudando que nem doido...

Não estou assistindo o PAN e, antes que perguntem, não é nenhum bairrismo, frescura, preconceito, etc. pois:

1) Tenhos vários amigos cariocas, como o Ricardo "Juracir" (Jurczyk) Pinheiro, o SLotman, Sucochip... ei, espere um pouco... minha mãe é do Rio! Alías, não só ela, mas meus 2 irmãos mais velhos, todos os meus tios por parte de mãe, tudo carioca

2) Nas poucas vezes que eu fui ao Rio (a mais recente foi no MSXRio), gostei da cidade. Tem seus problemas. Mas para quem morou 25 anos em Ribeirão Pires e dois em São Paulo, o Rio é uma cidade grande como todas as outras. E tem pessoas legais e alguns idiotas. Como qualquer cidade...

Isso posto, vamos em frente...

Estou acompanhando o PAN de "sobressalto", lendo bastante no UOL, e o blog A verdade do Pan 2007. Este último, em particular, não é um blog qualquer, de alguém só escrevendo bobagens. São "recortes virtuais" de jornais e sites que falam sobre o Pan, mas que mostram também as coisas de errado - principalmente o estouro no orçamento em mais de 700% e dinheiro público sendo gasto sem licitação - que ocorreram e ainda estão ocorrendo no PAN. Tenho algumas opiniões sobre tudo:

  • Os atletas são verdadeiros heróis. Os voluntários, idem. Afinal, a desorganização é tanta que é complicado pensar que o Brasil (e o Rio, por indução) quer ser candidato a sediar uma Olímpiada, ou mesmo uma copa;
  • As vaias do Lula... vejamos: embora o governador Sérgio Cabral não tenha nada contra ao Lula (pelo contrário), o César Maia, do partido DEM tem. Ele não apoiou Lula diretamente na campanha de 2006, ele acabou com o Alckmin chuchumbo, apenas para desmoralizar o PSDB (especialmente o "boca de suvaco" FHC) e dar uma sacudida no relacionamento canhestro PFL x PSDB. Foi armado? Precisa perguntar? É claro que foi! Aliás porque o Lula não discursou? Será que isso também foi planejado? Com certeza! Porém a mídia quer dar mais importância ao ocorrido pois quanto mais se fala mal do Lula, melhor. Tenho minhas reservas quanto ao Lula (especialmente pela omissão tão bem colocada pela Carta Capital desta semana) mas se não fosse ele e sim o Serrote não teria existido a escola onde estudo hoje. Isso e muitas outras coisas. Tudo isso existe hoje pelo governo "comandado" por Lula.
  • O desempenho do Brasil: para as condições que temos,e as trucentas Confederações que mais servem de máfia e de exploração dos atletas, reitero o que escrevi antes: atleta neste país é herói.
  • Sobre o PHA: ele, infelizmente, também tem o rabo preso. Disse no seu site que os paulistas teriam uma certa inveja do PAN. E que os jornais nativos (Folha e Estadão) estão destruindo o PAN. Neste último item concordo totalmente com ele. Mas esses jornais não entram em casa, a não ser para a única utilidade deles: forro de gaiola de animais. E só, porque não quero os bichos de casa lendo besteiras, ou que passem mal. Esses jornais, PHA, não representam a opinião do Paulista médio, só da elite imbecil que aqui está instalada. Eu sei por quê você diz isso: porque você está na Record, uma das "patrocinadoras" do Pan, e também porque você é carioca. Mas, por favor, amo meu estado e adoro o Rio. O Pan está mostrando que, apesar de tudo, podemos ter uma ótima performance esportiva. Mas que há problemas sérios por toda parte, ah, com certeza...
Fechando este post longo (tenho algumas coisas para fazer ainda...) o PAN é brasileiro sim, para o bem e para o mal. Temos que enaltecer o bem (os atletas, voluntários, povo do Rio, etc.) e trabalhar para cuidar do que está errado (organização, orçamento estourado, politicagem especialmente do presidente do COB, etc.).

Nenhum comentário: