Vou contar como soube da notícia. Estava no meu trabalho, um colega que estava no site da UOL falou:
- Caiu um avião e está pegando fogo...
- Caracas, aonde isso?
- Do lado do aeroporto de Congonhas. Mais de 20 viaturas do Corpo de Bombeiros estão no local.
Tinha um compromisso mais à noite mas meu trampo deu uma complicada (só resolvi hoje) e resolvi ficar até mais tarde.
Cheguei aqui em casa e comecei a ler vários sites e vendo televisão (que, na maioria das vezes, dá nojo).
Algumas coisas "sacanas" que aparecem quando acontecem acidentes:
- Tem que ter um culpado: de repente surgem os "bastiões da verdade, da moral e da ética" procurando um responsável. Para os canais e jornais de "direita" (ou interesses da elite branca paulistana) a culpa é do Lula. Tudo que ele falar ou fazer será motivo para condená-lo. Mesmo com várias evidências de falha humana (evidências não comprovadas, é claro) e antes da caixa-preta ser examinada, sempre podemos culpar alguém;
- Os "especialistas": do nada surgem pessoas sérias, que entendem do assunto, e um monte de "manés" usando pseudo-ciência para justificar suas posições políticas e partidárias;
- A "overdose" da imprensa / midia : programas são cancelados, cortados, etc. para falar sobre isso. Em alguns casos no pior estilo "Notícias populares*"
Mas algo que realmente mostra como até nesses momentos mais díficeis os nossos políticos se aproveitam da situação: O seu Serrote aparecendo e dando comentários aqui e ali. Onde estava o seu Serrote quando o metrô desabou? Seis meses depois, 7 mortos e nada.
Sabem o mais absurdo? Tem um mapa da malha metroviária e ferroviária em alguns trens do metrô e da CPTM. Até fevereiro do ano passado aparecia no mapa a "sinistra" linha 4-Amarela. Hoje ela nem aparece como "em construção". É como se não fosse uma linha controlada pelo Metrô.
O Ricardo Pinheiro (mais detalhes no Planet, link à direita) colocou pontos muito importantes que nem todo mundo está observando. Tá todo mundo viciado no "grooving", esquema usado para aumentar a aderência dos pneus da aeronave na pista. Mas segundo várias informações vindas da Infraero, TAM e da Torre de Congonhas nem lâmina de água tinha, e vários aviões pousaram e decolaram naquela dia sem problemas.
Vou frisar um ponto que o Ricardo colocou muito bem: a área de entorno. São Paulo é uma cidade onde "brotam" áreas residencias onde não deve. Graças a Deus eu nunca precisei usar o aeroporto de Congonhas pq. como morava em Ribeirão Pires era melhor pegar os vôos no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Quem já passou perto do dois aeroportos sabe muito bem a diferença entre eles: uma extensa área de entorno em Cumbica, e quase nada em Congonhas.
Outra coisa: São Paulo tem muitos vôos por dia, é a quarta maior cidade do mundo, tem onze milhões de habitantes. Então por que raios só tem 1 aeroporto?
E um aeroporto ridiculamente pequeno, mal localizado, sem área de entorno, etc.
* Notícias Populares era um jornal que circulava em SP especializado em matérias sensacionalistas, também conhecido como "se apertar sai sangue"
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