quinta-feira, 19 de julho de 2007

Mais uma tragédia...

Pois é, depois de dez meses testemunhamos a maior tragédia aérea ocorrida no Brasil.
Vou contar como soube da notícia. Estava no meu trabalho, um colega que estava no site da UOL falou:
- Caiu um avião e está pegando fogo...
- Caracas, aonde isso?
- Do lado do aeroporto de Congonhas. Mais de 20 viaturas do Corpo de Bombeiros estão no local.

Tinha um compromisso mais à noite mas meu trampo deu uma complicada (só resolvi hoje) e resolvi ficar até mais tarde.

Cheguei aqui em casa e comecei a ler vários sites e vendo televisão (que, na maioria das vezes, dá nojo).

Algumas coisas "sacanas" que aparecem quando acontecem acidentes:

  1. Tem que ter um culpado: de repente surgem os "bastiões da verdade, da moral e da ética" procurando um responsável. Para os canais e jornais de "direita" (ou interesses da elite branca paulistana) a culpa é do Lula. Tudo que ele falar ou fazer será motivo para condená-lo. Mesmo com várias evidências de falha humana (evidências não comprovadas, é claro) e antes da caixa-preta ser examinada, sempre podemos culpar alguém;
  2. Os "especialistas": do nada surgem pessoas sérias, que entendem do assunto, e um monte de "manés" usando pseudo-ciência para justificar suas posições políticas e partidárias;
  3. A "overdose" da imprensa / midia : programas são cancelados, cortados, etc. para falar sobre isso. Em alguns casos no pior estilo "Notícias populares*"
Sinto muita tristeza pois mais de duzentas pessoas morreram no acidente. Meus sinceros pêsames às famílias das vítimas.

Mas algo que realmente mostra como até nesses momentos mais díficeis os nossos políticos se aproveitam da situação: O seu Serrote aparecendo e dando comentários aqui e ali. Onde estava o seu Serrote quando o metrô desabou? Seis meses depois, 7 mortos e nada.
Sabem o mais absurdo? Tem um mapa da malha metroviária e ferroviária em alguns trens do metrô e da CPTM. Até fevereiro do ano passado aparecia no mapa a "sinistra" linha 4-Amarela. Hoje ela nem aparece como "em construção". É como se não fosse uma linha controlada pelo Metrô.

O Ricardo Pinheiro (mais detalhes no Planet, link à direita) colocou pontos muito importantes que nem todo mundo está observando. Tá todo mundo viciado no "grooving", esquema usado para aumentar a aderência dos pneus da aeronave na pista. Mas segundo várias informações vindas da Infraero, TAM e da Torre de Congonhas nem lâmina de água tinha, e vários aviões pousaram e decolaram naquela dia sem problemas.

Vou frisar um ponto que o Ricardo colocou muito bem: a área de entorno. São Paulo é uma cidade onde "brotam" áreas residencias onde não deve. Graças a Deus eu nunca precisei usar o aeroporto de Congonhas pq. como morava em Ribeirão Pires era melhor pegar os vôos no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Quem já passou perto do dois aeroportos sabe muito bem a diferença entre eles: uma extensa área de entorno em Cumbica, e quase nada em Congonhas.
Outra coisa: São Paulo tem muitos vôos por dia, é a quarta maior cidade do mundo, tem onze milhões de habitantes. Então por que raios só tem 1 aeroporto?
E um aeroporto ridiculamente pequeno, mal localizado, sem área de entorno, etc.

* Notícias Populares era um jornal que circulava em SP especializado em matérias sensacionalistas, também conhecido como "se apertar sai sangue"

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