terça-feira, 31 de julho de 2007

Saiu o Livro

Depois de muito tempo o livro da minha esposa chegou aqui em casa.
Em breve vou montar a "lodjinha".
Mais detalhes sobre o livro no site da autora.

Efeito Barney


Estou meio afastado de tudo por problemas de saúde. Explico.
Há algum tempo tive uma crise gastro-entérica (de estômago e intestino) e não parava de eructar e de soluçar (se vc. não sabe o que é eructar, o Houaiss é o seu amigo). Fui até o Hospital e me receitaram dois remédios: o Filogaster e o Metamucil. O primeiro é para gases e está cada vez mais fora do mercado. O outro é marca registrada da Procter & Gamble, serve para problemas intestinais (especialmente para pessoas com dietas a base de Doritos, Ruffles, Cocas, etc...)
Por causa desse distúrbio meus amigos - pois só amigos brincam com você; inimigos levam a sério - me deram esse gentil apelido de Barney... Não, não é o Barney dos Flintstones, mas o Barney dos Simpsons.


Naquela época eu escapei da endoscopia. Mas, como diria o Ricbit, a vida é um moinho. Voltei a ter esse problema neste sábado. Fui (junto com a Mônica) até o hospital ontem, e marquei a dita cuja para hoje, às 8h. Nunca tinha feito e, para uma primeira vez, até que foi tudo bem, graças a Deus.
Fiquei sedado o tempo todo (durou uns 5 minutos), sai grogue e o escambau. Até fui trampar...

"Como cheguei nesse estado?", você se pergunta. Pois bem, aqui está a "dica" para ter uma séria crise gástrica:
1) Café (especialmente se você não for químico-dependente da droga)
2) Pseudo-refrigerantes, como o H2OH e (especialmente) o Aquarius (advinha quem é a fabricante?)
3) Mentos

Praticamente não consumo os itens 1 e 3 acima. Foi só consumir 2 doses de café e uma bala mentos que meu mundo quase explodiu. Fiquem ligadas, crianças...

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Definição de mau gosto

Postado no site da UOL. O bom senso passou de largo por aqui.


Sem comentários.

Update: A UOL percebeu a mancada e mudou a chamada. Menos mal

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Mais uma tragédia...

Pois é, depois de dez meses testemunhamos a maior tragédia aérea ocorrida no Brasil.
Vou contar como soube da notícia. Estava no meu trabalho, um colega que estava no site da UOL falou:
- Caiu um avião e está pegando fogo...
- Caracas, aonde isso?
- Do lado do aeroporto de Congonhas. Mais de 20 viaturas do Corpo de Bombeiros estão no local.

Tinha um compromisso mais à noite mas meu trampo deu uma complicada (só resolvi hoje) e resolvi ficar até mais tarde.

Cheguei aqui em casa e comecei a ler vários sites e vendo televisão (que, na maioria das vezes, dá nojo).

Algumas coisas "sacanas" que aparecem quando acontecem acidentes:

  1. Tem que ter um culpado: de repente surgem os "bastiões da verdade, da moral e da ética" procurando um responsável. Para os canais e jornais de "direita" (ou interesses da elite branca paulistana) a culpa é do Lula. Tudo que ele falar ou fazer será motivo para condená-lo. Mesmo com várias evidências de falha humana (evidências não comprovadas, é claro) e antes da caixa-preta ser examinada, sempre podemos culpar alguém;
  2. Os "especialistas": do nada surgem pessoas sérias, que entendem do assunto, e um monte de "manés" usando pseudo-ciência para justificar suas posições políticas e partidárias;
  3. A "overdose" da imprensa / midia : programas são cancelados, cortados, etc. para falar sobre isso. Em alguns casos no pior estilo "Notícias populares*"
Sinto muita tristeza pois mais de duzentas pessoas morreram no acidente. Meus sinceros pêsames às famílias das vítimas.

Mas algo que realmente mostra como até nesses momentos mais díficeis os nossos políticos se aproveitam da situação: O seu Serrote aparecendo e dando comentários aqui e ali. Onde estava o seu Serrote quando o metrô desabou? Seis meses depois, 7 mortos e nada.
Sabem o mais absurdo? Tem um mapa da malha metroviária e ferroviária em alguns trens do metrô e da CPTM. Até fevereiro do ano passado aparecia no mapa a "sinistra" linha 4-Amarela. Hoje ela nem aparece como "em construção". É como se não fosse uma linha controlada pelo Metrô.

O Ricardo Pinheiro (mais detalhes no Planet, link à direita) colocou pontos muito importantes que nem todo mundo está observando. Tá todo mundo viciado no "grooving", esquema usado para aumentar a aderência dos pneus da aeronave na pista. Mas segundo várias informações vindas da Infraero, TAM e da Torre de Congonhas nem lâmina de água tinha, e vários aviões pousaram e decolaram naquela dia sem problemas.

Vou frisar um ponto que o Ricardo colocou muito bem: a área de entorno. São Paulo é uma cidade onde "brotam" áreas residencias onde não deve. Graças a Deus eu nunca precisei usar o aeroporto de Congonhas pq. como morava em Ribeirão Pires era melhor pegar os vôos no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Quem já passou perto do dois aeroportos sabe muito bem a diferença entre eles: uma extensa área de entorno em Cumbica, e quase nada em Congonhas.
Outra coisa: São Paulo tem muitos vôos por dia, é a quarta maior cidade do mundo, tem onze milhões de habitantes. Então por que raios só tem 1 aeroporto?
E um aeroporto ridiculamente pequeno, mal localizado, sem área de entorno, etc.

* Notícias Populares era um jornal que circulava em SP especializado em matérias sensacionalistas, também conhecido como "se apertar sai sangue"

terça-feira, 17 de julho de 2007

15 dias depois e o PAN

Só um post rápido, porque estou estudando que nem doido...

Não estou assistindo o PAN e, antes que perguntem, não é nenhum bairrismo, frescura, preconceito, etc. pois:

1) Tenhos vários amigos cariocas, como o Ricardo "Juracir" (Jurczyk) Pinheiro, o SLotman, Sucochip... ei, espere um pouco... minha mãe é do Rio! Alías, não só ela, mas meus 2 irmãos mais velhos, todos os meus tios por parte de mãe, tudo carioca

2) Nas poucas vezes que eu fui ao Rio (a mais recente foi no MSXRio), gostei da cidade. Tem seus problemas. Mas para quem morou 25 anos em Ribeirão Pires e dois em São Paulo, o Rio é uma cidade grande como todas as outras. E tem pessoas legais e alguns idiotas. Como qualquer cidade...

Isso posto, vamos em frente...

Estou acompanhando o PAN de "sobressalto", lendo bastante no UOL, e o blog A verdade do Pan 2007. Este último, em particular, não é um blog qualquer, de alguém só escrevendo bobagens. São "recortes virtuais" de jornais e sites que falam sobre o Pan, mas que mostram também as coisas de errado - principalmente o estouro no orçamento em mais de 700% e dinheiro público sendo gasto sem licitação - que ocorreram e ainda estão ocorrendo no PAN. Tenho algumas opiniões sobre tudo:

  • Os atletas são verdadeiros heróis. Os voluntários, idem. Afinal, a desorganização é tanta que é complicado pensar que o Brasil (e o Rio, por indução) quer ser candidato a sediar uma Olímpiada, ou mesmo uma copa;
  • As vaias do Lula... vejamos: embora o governador Sérgio Cabral não tenha nada contra ao Lula (pelo contrário), o César Maia, do partido DEM tem. Ele não apoiou Lula diretamente na campanha de 2006, ele acabou com o Alckmin chuchumbo, apenas para desmoralizar o PSDB (especialmente o "boca de suvaco" FHC) e dar uma sacudida no relacionamento canhestro PFL x PSDB. Foi armado? Precisa perguntar? É claro que foi! Aliás porque o Lula não discursou? Será que isso também foi planejado? Com certeza! Porém a mídia quer dar mais importância ao ocorrido pois quanto mais se fala mal do Lula, melhor. Tenho minhas reservas quanto ao Lula (especialmente pela omissão tão bem colocada pela Carta Capital desta semana) mas se não fosse ele e sim o Serrote não teria existido a escola onde estudo hoje. Isso e muitas outras coisas. Tudo isso existe hoje pelo governo "comandado" por Lula.
  • O desempenho do Brasil: para as condições que temos,e as trucentas Confederações que mais servem de máfia e de exploração dos atletas, reitero o que escrevi antes: atleta neste país é herói.
  • Sobre o PHA: ele, infelizmente, também tem o rabo preso. Disse no seu site que os paulistas teriam uma certa inveja do PAN. E que os jornais nativos (Folha e Estadão) estão destruindo o PAN. Neste último item concordo totalmente com ele. Mas esses jornais não entram em casa, a não ser para a única utilidade deles: forro de gaiola de animais. E só, porque não quero os bichos de casa lendo besteiras, ou que passem mal. Esses jornais, PHA, não representam a opinião do Paulista médio, só da elite imbecil que aqui está instalada. Eu sei por quê você diz isso: porque você está na Record, uma das "patrocinadoras" do Pan, e também porque você é carioca. Mas, por favor, amo meu estado e adoro o Rio. O Pan está mostrando que, apesar de tudo, podemos ter uma ótima performance esportiva. Mas que há problemas sérios por toda parte, ah, com certeza...
Fechando este post longo (tenho algumas coisas para fazer ainda...) o PAN é brasileiro sim, para o bem e para o mal. Temos que enaltecer o bem (os atletas, voluntários, povo do Rio, etc.) e trabalhar para cuidar do que está errado (organização, orçamento estourado, politicagem especialmente do presidente do COB, etc.).

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Erros de Tradução

Uma vez estava com a na FNAC. Passeando vi um livro e me interessei por ele. "Deve ser legal a história", disse. Abri o livro e dei aquela folheada básica.
De repente, me deu vontade de ver o título original em inglês.

"The Physician"

Chamei a Mô e disse:
- Olha isto aqui
- O que foi ?
- Tá errado. Tinha que ser "O Médico"

Tudo bem que, na época que se passa a história, os cientistas eram meio "multi-uso". Afinal estudar física era estudar, na realidade, ciências naturais. Assim era comum um físico conhecer de medicina, e vice-versa. Mas, ao ver a sinopse na Amazon, percebi que realmente tinha que ser "O Médico", pois tem muita coisa a respeito de curas. Em inglês há a palavra Physicist, que quer dizer Físico, e a palavra Physician, que significa Médico. Seria um falso cognato, portanto.

A Record costuma passar filmes + ou - às quartas-feiras. E resolveu passar uma comédia chamada "Estranhos Parentes" ou coisa assim. A história, de acordo com os comerciais, é de um médico que encontra os pais verdadeiros. Pensei: putz, outra tradução tosca. Parent significa pai ou progenitor em inglês, ao passo que Relative significa parente.
Fui na Wikipedia e achei o filme. A tradução, acredite se quiser, está correta.

Coisas das traduções loucas do inglês para o português.

E você, já viu em algum filme ou jogo uma situação desse tipo?