quinta-feira, 14 de junho de 2007

Ah... Telefônica

Infelizmente não é possível colocar Internet via cabo aqui no bairro. Por alguma razão as operadoras de cabo demarcaram a região onde eu moro como área que um dia (só Deus sabe quando) será explorada.

Enquanto isso a gente sobrevive com a Telefônica.

Tenho uma conexão de 1 Mbps, antes de existir conexões de 2 e 4 Mega.

Um belo dia a atendente da Telefônica liga em casa (vou omitir os gerundismos, mas eles "foram estar aparecendo" durante toda a conversa:

- A Conexão do Sr. é de 1 Mega, e como o senhor é um cliente assíduo (vou correr para onde, me diz?) iremos aumentar a sua velocidade.
- Para quanto? - "8 Mega, 8 Mega, 8 Mega" era o que eu estava pensando...
- 4 Mega, sem custo adicional.
- Por quanto tempo?
- Bom, a conexão ficará assim e o preço cobrado será o mesmo que o Sr. paga atualmente por 1 ano.
- E depois?
- Depois do prazo de 1 ano o senhor pode manter a velocidade pagando o valor correto, ou voltar para 1 Mega.
- Ok. Obrigado.
- A Telefônica agradece a sua ligação. O técnico irá até a residência do Sr. (teoricamente não precisava, dá para fazer tudo por telefone, mas..) em 15 dias.

15 dias depois dessa conversa eles avisam que vão atrasar mais uns... 15 dias.
Acho que atrasaram 10 dias. Em todo caso o técnico veio, mediu a velocidade da minha conexão (estou tão acostumado com a conexão pelo roteador Wi-Fi que nem consigo conectar via Windows) usando um medidor deste site. Ainda estava 1 Mega.
Liga para uma área técnica que faz a medição do sinal, o sinal estava ótimo mas, por alguma razão, eles só conseguiriam aumentar a velocidade para 2 Mega.
Por conta disso o técnico tentou ligar para outra área técnica que, seguindo os guias de qualidade de atendimento Telefônica, estava ocupada (dou um desconto porque hoje teve greve de metrô)
Agora o técnico vai para outra residência fazer um serviço similar e tentar ligar para essa última área na esperança de aumentar a minha velocidade. Senão fico com 2 Mega, e provavelmente com 128 Kbps de upstream.

Vamos falar de contas?

Um cara com o Speedy mais lento (de 5 anos atrás) tinha 256 Kbps de downstream e 128 Kbps de upstream. Isso dava 2:1.
Agora minha conexão vai para 2048 Kbps de downstream, mas mantendo 128 Kbps de upstream, o que resulta em 16:1 !

Em outras palavras, para baixar besteiras vai ficar ótimo. Para baixar coisas, digamos, mais úteis (com a ajuda de Paul Torrent e da mula), vai continuar no modo "carroça". Isso seu eu não for banido dos sites de torrent (por baixar muito mais do que subir ("upo"?)).

Enquanto isso, um amigo meu de Portugal tem conexão DSL lá pelo mesmo preço que temos aqui para a conexão de 1 Mega. Só que para uma conexão de 8 Mega.

Depois a Telefônica ganha prêmios e bajulação da mídia...

Um comentário:

Julio disse...

Realmente, muito legal seu tópico.
O que eu acho engraçado é que eles não passão para você a velocidade real.
Tipo, minha conexão é 128 e só tenho 12-15 kbs, assim não dá pra nada.

Mas, estou tentando descobrir como aumentar