domingo, 10 de junho de 2007

Para se preocupar... ou não

A comunidade MSX tem figuras fascinantes. Tem alguns "elementos" que acabam mais atrapalhando do que ajudando na comunidade, desde vendendo produtos a preços exorbitantes (transformando um hobby e uma paixão num meio de exploração econônica), a destilar o seu veneno aos que fazem realmente alguma coisa de bom para a comunidade.
Neste último grupo (os que fazem alguma coisa pela comunidade) encontra-se o Ademir Carchano, que resolveu fechar o seu site de venda de produtos de MSX.
Os Fudebas mais "antigos" (todos mais jovens que o "Fudeba Veio") dizem que o Carchano segue um certo ciclo: faz alguma coisa; alguns bocós reclamam; ele segue; fala que tem problemas e que temos que torcer para as galinhas (correto porque esse é o ganha-pão dele, o MSX é [ou era] só diversão); alguns atrasos (normal porque montar hardware num país como nosso não é fácil, ainda mais na quantidade que ele monta); alguns superbocós reclamam; o Ademir roda a baiana, fala que vai fechar o site e vai desistir desse negócio de MSX; as "viúvas" (como bem colocou o Ricardo Pinheiro, que aliás sugeriu um ciclo parecido com este e que eu utilizei como base) choram e gritam; o Carchano espera um pouco, normalmente depois de fechar os pedidos e tenta de novo;
Sei lá, conheci pessoalmente o Carchano na MSX-Rio do ano passado (este ano vamos lá!), e ele me pareceu muito gente fina. Não sei se ele consegue se separar do MSX. Mas com certeza as outras responsabilidades (chatas, mas necessárias) da vida estão apertando ele: tem a escola, tem o trabalho dele com os ovos. Por isso mesmo eu respeito a posição dele, afinal de contas é ele quem sabe onde os calos apertam. Talvez se ele fizesse algo menor, mais para a comunidade mesmo. Por outro lado, a comunidade também precisa se mexer e calar a boca dos bocós que ficam falando besteira a torto e direito.
Eu confio no Ademir. Se não confiasse não teria pedido dois MSX-UNI. E já adquiri com ele dois expansores de slot, duas interfaces de floppy, uma interface IDE, uma megaram de 512KB e um cartucho FM, todos funcionando bem e com acabamento profissional. Isso sem contar a minha Expert 3, que deixa muitos aparelhos eletrônicos atuais no chinelo.
Espero que o Carchano simplesmente não desapareça do mundo MSX. Ele conseguiu fazer algo que não vemos na comunidade TK(*), CP 400 ou Apple: conseguiu montar um micro MSX do zero depois de mais de vinte anos que o micro foi lançado no Brasil e vendê-lo. O simples fato dele conseguir fazer isso mostra o quanto a comunidade MSX tem um potencial grande. E, ao mesmo tempo, pela reação de alguns bocós (não merecem o título de fudebas) faz com que tanta gente fique longe da comunidade.


(*) Parece que o pessoal da comunidade TK também está se agitando nesse sentido. Mas o TK tem uma complicação chamada ULA que deixa as coisas bem mais difíceis...

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
jose paulo disse...

Olá
Também acho o Ademir uma pessoa confiável. Vamos aguardar para ver o Uni.
Um aparte: você poderia me dar o endereço dessa comunidade do TK? Fiquei interessado pois minha vida na informática começou com um TK2000.