quinta-feira, 14 de junho de 2007

Perguntas e respostas sobre MSM

MSM é um formato proposto por mim desde a criação deste blog.
Como estou na reta final de lançar alguma coisa, ainda que beta, vou dar mais alguns detalhes
a respeito do projeto, como se fosse uma entrevista.

Quem quiser me entrevistar, mande um email para robson@robsonfranca.eti.br

1) Por que você está trabalhando nesse formato?
R.: Simplesmente porque gosto de música gerada pelos chips de som dos computadores e consoles de 8 e 16 bits. Esse tipo de música é conhecida como "chiptune". Há vários formatos de som para as mais diversas plataformas, e não vi nenhum formato para MSX que atendesse a todos os critérios que eu gostaria.

2) Quais critérios?
R.: Em primeiro lugar, que rodasse tanto no MSX real como no PC. Além disso fosse bem documentado e permitisse arquivos gerados por dump (registro das informações enviadas aos chips de som) ou arquivos de "sequências" como os arquivos .MOD

3) Quais os chips que serão suportados?
R.: O PSG (AY-3-8910), o FM (YM-2413) e o SCC, inclusive com os três tocando simultâneamente.

4) Qual será a plataforma mínima para tocar as músicas no MSX real?
R.: Um MSX1 com o cartucho de FM (para as músicas que tenham FM) e uma das expansões de memória do MSX: Mapper ou MegaRAM. Obviamente pode ser necessário um expansor de slots para ligar todas essas coisas.

5) Qual linguagem você está utilizando para desenvolver o player para MSX? E o player para PC?
R.: Para MSX estou usando Pascal com alguns "toques" em Assembly. A versão para PC será um plugin para o Winamp, mas estou cogitando criar um plugin para XMMS também.

6) Por que você não monta um site só sobre esse formato?
R.: Estou terminando de dar os toques finais num site só sobre MSX, onde todas essas informações serão guardadas.

7) O formato será aberto? E o código-fonte dos programas?
R.: Tanto o formato como o código-fonte dos programas será aberto, na licença GPL ou uma ainda mais livre, dependendo do caso.

Nenhum comentário: